AMBIENTE
A Reciplás tem o compromisso interno de criar um futuro mais sustentável, como tal, o ambiente e a poupança de recursos naturais são uma constante preocupação na nossa gestão.
Nesta área há 3 pontos fulcrais inerentes à nossa actividade que têm que ser muito bem geridos, são eles:
Em 2006 com a aquisição das novas instalações foi instalado um sistema de automação Piovan, para transporte e processamento de polímeros e em cada máquina um moinho e um robô pica jitos.
Com este equipamento conseguimos que a cada injecção, o jito seja colocado no moinho, triturado e reincorporado ao longo da produção, na % que definirmos. Tudo feito de forma automática, pré programada e em circuito fechado sem riscos de contaminação.
Resultado anual: resíduos resumem-se a menos de 0,5% dos plásticos adquiridos.
Em 2012 a Reciplas investiu numa central de minigeração de energia, cobrimos todo o telhado das nossas instalações com painéis fotovoltaicos.
É um método que passa por aproveitar a energia do sol para produção de energia limpa, sustentável, e amiga do ambiente, reduzindo também aqui a nossa pegada ambiental.
Na nossa actividade há a necessidade de consumo de água para controlo de temperatura das máquinas e moldes.
Contudo essa água deve cumprir os requisitos que os fabricantes das máquinas consideram ideais para um bom funcionamento.
A água da rede pública, no estado original, não cumpre essas especificações.
Nas actuais instalações, dispomos de uma cave técnica em que o nível freático nos obriga a fazer uma extracção contínua de água.
Juntando estes pontos, foi criada uma central de tratamento automática e um tanque reservatório.
Assim, parte da água captada é aproveitada tratada e utilizada na nossa laboração
VANTAGEM:
- Aproveitamento de um recursos existente que teria que ser extraído de qualquer forma.
- A água que circula nos equipamentos está de acordo com o considerado ideal pelos fabricantes das maquinas e equipamentos.
- Espaço agradável pode ser utilizado para momento de lazer.